Refeições Especiais em Vôos

By Xaulinha - Eu to no Coliseu! - janeiro 26, 2016

Bom quem têm algum tipo de restrição alimentar (por alergias ou opcional) e costuma viajar já deve saber o que fazer em viagens internacionais quanto as suas refeições mas para os novatos esse pode ser algo desconhecido.
Quem acompanha o blog sabe que sou intolerante a glúten e quem sempre falo sobre isso aqui no Blog, cheguei agora de viagem dos Estados Unidos e dessa vez fui pela Azul Linhas Aéreas e como sempre solicitei refeição especial.
Lembrei de tirar foto apenas de um dos pratos (que estava uma delicia por sinal….Parabéns!)
IMG_7334
Basicamente de todos os pratos que já comi nas companhias que viajei (TAM, KLM, AirFrance, US Airways, Americam Airlines, Copa Airlines, British Airways e a Azul) serviram a mesma opção: Frango Grelhado, com legumes (algumas vezes arroz), salada e frutas. Já recebi pão de queijo e biscoitos sem glúten mas basicamente o prato principal é sempre o mesmo.  Catei algumas fotos aqui no computador…. perdoa não ter mais, nem sempre fui blogueira!!! hahahahaha….
IMG_0823
IMG_3352
O lanche ou Café da manhã costuma vim sempre frutas e frutas…. dobram a porção de frutas, algumas vezes um Iogurte (normalmente também sem lactose).
Particularmente não tenho grandes reclamações a fazer quanto as refeições, podiam inovar e colocar um macarrão sem glúten?! Podiam, mas provavelmente eu e mais metade dos celíacos iam ficar com medo de comer…. ahahhahahaha Recebi um pão na AirFrance e não comi com medo de terem confundido…. ahahhahaha
A unica reclamação que tenho a fazer e isso se aplicaria a talvez todas as companhias é o fato de que se perdermos o voo não tem comida!!! Bom não sei se é em todas mas quando perdi meu voo (por culpa da companhia aérea) fiz uma viagem de 12h sem refeições, pois eles não conseguem solicitar a comida. Acho que deveriam rever essa logística, afinal 12h é muito tempo, imagina pra diabéticos?! (Se você trabalha com isso e está lendo esse post me explique melhor ai nos comentários, por favor!!!!!) A responsável pela companhia aérea foi até bem legal e me ofereceu um cupom de compras generoso pra loja de comidas do aeroporto, onde comprei biscoito e chocolate (opções sem glúten do local que pra minha sorte tinha algo sem glúten), mas confesso que senti fome durante o voo.
Mas vamos a parte técnica…. Quando participava de fóruns de discussão sobre intolerância e alergia a glúten li muitas pessoas falarem que não viajavam com determinadas companhias por elas não terem refeições especiais. Em verdade, até onde sei, em voos nacionais apenas a Azul está com lanches sem glúten (Você que é de outra companhia…. se está lendo isso e na sua também tem me fala pra mudar aqui…. ok?!), mas o que acontece em voos internacionais é que nem todas disponibilizam a escolha no momento da compra, você após a compra deverá entrar em contato com o SAC, informar o seu localizador e solicitar suas refeições sem glúten.
Pagamentos: Gente só uma vez que me falaram que havia sido cobrada mais caro por isso, quando comprei passagem em agência de viagens e não diretamente com a empresa, então fiquem ligados quando forem comprar através de agências confirmem com a companhia aérea se esse valor é realmente cobrado.
Normalmente as opções de refeições especiais são as seguintes:
  • refeição com baixos teores de sal, adaptada aos regimes alimentares das pessoas com determinadas doenças cardíacas, renais ou endócrinas,
  • refeição cujos teores de açúcar, sal e gorduras estão adaptados a pessoas diabéticas,
  • refeição sem glúten,
  • refeição dietética sem molhos,
  • refeição sem alérgenos (amendoim, mostarda, pimenta entre outros),
  • refeição vegetaria (incluindo restrições a lactose e ovo),
  • refeições para dietas religiosas.
Algumas companhias estipulam um prazo minimo para solicitar a sua refeição especial, verifique com a companhia antes de finalizar sua compra.
Se tiver mais alguma dúvida terei o prazer em ajudar!!!
Beijos e boa-viagem!!!!!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários