Certificado Internacional de Vacinação

By Xaulinha - Eu to no Coliseu! - março 15, 2018


Bom pessoal, como muitas pessoas já devem ter ouvido falar o Brasil têm emitido alguns alertas sobre a Febre Amarela e a necessidade de vacinação. Com base nisso alguns países tornaram obrigatória a vacinação e a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação para pessoas que venham de voos do Brasil.

Segue aqui alguns dos destinos mais populares que exigem a vacina (lembrando que é sempre bom conferir possíveis atualizações no site da ANVISA, vou colocar o link pra vocês.)
  • África do Sul, Angola, Cabo Verde, Egito,
  • Austrália,
  • Bahamas, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Honduras, Panamá, Paraguai, Republica Dominicana, Venezuela,
  • China, Índia, Maldivas, Singapura, Tailândia,
  • Granada, Malta,
Caso tenha dúvida se o seu local de destino têm a obrigatoriedade basta acessar o link "Verifique as orientações para o país de destino" que você irá encontrar todas as informações. Coloquei como exemplo aqui em baixo o Panamá, que provavelmente muitos terão que cumprir a exigência em voos para os Estados Unidos, que possuem escala por lá.

panama

Bom, esse foi o motivo de eu ter tomado a minha vacina, meu vôo faria escala no Panamá e é uma exigência deles que você tenha tomado a vacina, mesmo que você não saia do aeroporto. E pessoal é sempre bom cumprir essas regras, se você perde o vôo ou acontece um imprevisto é super importante estar com a documentação exata, afinal ninguém gosta de dormir no saguão do aeroporto não é verdade?

Então a primeira etapa, meio obvia, para tirar o Certificado Internacional de vacinação é se dirigir até um posto de vacinação e tomar a vacina. Muita atenção nessa etapa!!!! Você deve informar no posto que a vacina é para fins de viagem e emissão do certificado, pois o comprovante precisa ter varias informações que possivelmente caso você não informe na correria possa passar desapercebido.

IMG_20180315_091427

Feito isso você deverá fazer um cadastro no site da ANVISA, o mesmo que você usou para consultar os países de exigência da vacina. Outra coisa importante, alguns postos de atendimento são mais camaradas e caso você chegue lá sem esse cadastro eles fazem pra você na hora (como foi o caso do meus posto de atendimento, fizeram para uma pessoa que estava lá), mas sinceramente não acho legal se arriscar, até porque muitos postos são distantes e você corre o risco de ter que voltar outro dia.

anvisa

O site do cadastro orienta que você agende o atendimento, no caso aqui do Rio eles não estão agendando no momento, está sendo realizado por ordem de chegada, (confira atualizações ligando para o posto). Onde fiz eram 20 senhas pela manhã e 20 senhas pela tarde. Fora esses detalhes o processo é bem simples, você leva o comprovante de vacina, seu passaporte e RG e eles emitem o certificado na hora, porém um ultimo detalhe que acho importante passar para vocês: o certificado não têm validade a partir da data de emissão, então nada de chegar lá na véspera da viagem pois ele não será aceito no aeroporto!

IMG_20180315_091328

Espero que tenha ajudado um pouquinho!

Beijos e boa viagem!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários