Viajando pra São Paulo - Tarifa Light Gol

By Xaulinha - Eu to no Coliseu! - dezembro 13, 2017


Bom pessoal, tenho visto muitas pessoas comentando sobre as novas regras de bagagem então resolvi fazer essa postagem contando para vocês como foi minha experiência de viajar pela nova tarifa da Gol, que não permite bagagem despacha.
Primeira coisa que devemos prestar atenção é que na hora que compramos a passagem vêm discriminado certinho todas as condições, inclusive que só terá direito a 1 bagagem de 10kg na cabine. Caso você seja cliente Fidelidade de categorias como Prata, Ouro e Diamante, consulte condições especiais (você têm direito a despachar bagagem, como expliquei nesse outro post)
Outra coisa que também é importante ter em mente é que as regras de bagagem na cabine não são as mesmas que as de bagagem despacha, então atente-se a líquidos principalmente se o seu aeroporto de partida ou destino for Internacional, nesse caso as regras para sua bagagem serão também internacional, certo?!
Vou copiar e colar do próprio site da Gol para não termos problemas em relação a interpretação:
” Passageiros de voos internacionais e aqueles que passarem por aeroportos considerados internacionais, mesmo que em voos nacionais, devem seguir algumas regras para transportar líquidos (como gel, pasta, creme, aerossol e similares) na bagagem de mão. Cada passageiro pode levar apenas um frasco de até 100 ml, acondicionado em embalagem plástica, transparente e vedada. Para saber mais sobre o transporte de líquidos em voos internacionais, acesse o site da ANAC.
Em voos nacionais, a quantidade de líquidos na bagagem de mão não pode passar de 2 kg ou 2 litros – e a quantidade de cada frasco não pode ser maior do que 500 g ou 500 ml.”
E no próprio site da ANAC:
” Em voos internacionais existe restrição para o transporte de quaisquer líquidos e géis que estiverem em embalagens com mais de 100ml e o limite máximo de líquidos a ser transportado deve caber em uma embalagem plástica transparente de no máximo 1 litro com fechamento hermético (tipo ziplock). Todos os líquidos e géis devem estar acondicionados na embalagem plástica de forma a facilitar a inspeção pelo agente de proteção. Lembre-se que de líquidos considerados perigosos não podem acessar as áreas restritas de segurança, mesmo em quantidade inferior a 100ml. Medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais poderão ser transportados na quantidade necessária à utilização no período total de voo (incluídas eventuais escalas) e deverão ser apresentados no momento da inspeção de segurança.”
Com base nessas informações precisamos pensar em como montar a mala sem termos problemas na checagem de segurança. Primeira coisa que você precisa se atentar é se suas regras terão que ser de Internacional ou Nacional, mesmo seu voo sendo apenas nacional. No meu caso compramos a passagem mais barata e no meu caso ficou da seguinte forma:
  • Ida: Santos Dummont (Nacional) – Guarulhos (Internacional)
  • Volta: Guarulhos (Internacional) – Santos Dummont (Nacional)
Ou seja, no meu retorno eu terei que seguir as regras estipuladas para checagem de segurança de um voo internacional, como prefiro não me preocupar muito sempre acho melhor já esquematizar o que é mais complexo ou detalhado, no caso os 100ml tão temidos. Mas meninas calma, a maioria dos seus itens de maquiagem ou perfumes tem menos que isso e basta catar um ziplock na cozinha e tudo está resolvido.
Poxa, mas e o shampoo e condicionador e etc?! Vou dar uma dica bem simples: Compre na viagem, se programe pra isso, se você economizou uma grana na tarifa por que não gastar R$ 10,00 ou R$15,00 num kit de shampoo e condicionador?! Possivelmente o valor de diferença pra levar a bagagem é maior que o preço disso. Se você usa aqueles muito caros, compre potinhos de viagem de 100ml e divida apenas.
Vou colocar aqui embaixo uma fotinho de como ficou meu ziplock:
IMG_3152
Outras opções são essas:
Existem duas opções que tenho sempre para viagens sem mala despachada, uma mochila (que dificilmente sua opção vai ultrapassar as dimensões) e uma mala de bordo antiga. Essa mala de bordo já usei inclusive pra viagem internacional, então gente lembre-se sempre que menos é mais!
bagagem-de-mao

Se você tiver ainda escolhendo sua mala coloquei aqui as dimensões que a Gol permite na cabine.  Essa fotinho é do próprio site da gol, a minha mala que vocês vão ver nas fotos têm 1 ou 2 cm a menos apenas. É legal antes de comprar chegar se a mala têm mesmo as dimensões permitidas,  ok?!
IMG_3639.jpg
Os itens que levei foram esses, para um feriado. Achei mais do que suficiente e estava friozinho em São Paulo.
IMG_3154
Beijos e até a próxima!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários